Os deputados com acento parlamentar estarão nos dias 15 e 18 de Julho na Assembleia Nacional em Luanda, para apreciação e votação do relatório de contas do BNA e da votação final das propostas de lei do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), respectivamente.
Passados 44 anos após a independência de Angola, o país está prestes a ganhar novos rumos no seu sistema económico, segundo afirmações de alguns deputados.
Aproximam-se os dias da apreciação dos relatórios de contas do Banco Nacional de Angola (BNA) de 2016 à 2018, que pela primeira vez vão à Assembleia Nacional.
Segundo o Jornal Mercado, o líder do PRS, Benedito Daniel teceu alguns comentários relativamente aos relatórios do BNA e deixou duras críticas sobre a fiscalização desta instituição pública.
“Em princípio, a Assembleia Nacional devia fiscalizar as acções do Executivo, o próprio Banco Nacional de Angola deveria ser fiscalizado pela comissão de Economia da Assembleia Nacional, entretanto, existem alguns impedimentos e a 5.ª Comissão não faz essa fiscalização, mas de uma ou de outra forma seja feita, embora de forma superficial, conhecendo aquilo que se passa dentro dessa casa (BNA).” Comentou.
Quanto a aprovação final das propostas de lei do IVA, os deputados vão divergindo em termos de opiniões, relativo a sua implementação visto que o país precisa de maior organização.
Deixa uma resposta