Como aumentar as suas chances de conseguir um emprego em Angola? Siga as dicas!

A oportunidade de emprego quer dentro e fora da cidade capital, tem sido escassa para a população angolana, não importando a faixa etária. O objectivo não é focar no problema, mas sim em soluções.

É sim possível aumentar as chances de ser contratado em uma empresa, pois apesar da situação actual do país, existem várias empresas contratando, claramente com um padrão a admitir, e a certeza do valor que estes vão agregar na instituição.

Então, como aumentar as chances de ser admitido? Segue as dicas:

  1. Não dependa de cursos profissionais ou formação académica para adquirir conhecimentos. Hoje em dia com a Internet você pode aprender quase ou senão mesmo tudo, desde decoração, matemática, design, programação, música, direito, etc.
  2. Saiba onde queres trabalhar, e quais são os conhecimentos que precisas ter para actuar na respectiva área, mas que isso não te impeça de abraçar novas oportunidades de negócios.
  3. Quem não sabe inglês nos dias de hoje é tido como mudo, e quem não sabe informática é tido como analfabeto. Saiba que esses dois factores podem fazer toda a diferença, independentemente da sua área de formação.
  4. Organiza bem o seu CV. Não se preocupe em deixar ele cheio com várias habilidades ou profissões, foque em detalhar as que mais importam. Ex: Se és formado contabilidade, o interessante seria abordar isso detalhadamente e não incluir que também entende de mecânica ou decoração.
  5. Saiba usar a Internet em seu benefício. As redes sociais serviram para facilitar a comunicação e dar uma pitada de humor no nosso dia-à-dia, mas elas não servem só para falarmos de futebol, cerveja, carros e outros assuntos. Nelas existem pessoas ou empresas que procuram pessoas qualificadas para se juntarem à eles, como o caso específico do LinkedIn, onde o foco é virado só para vida profissional mas isso não descarta as outras redes sociais também.
  6. Procura participar da comunidade que envolve a sua área de formação, se não conheces talvez não exista uma em Angola, seja então você a criar. Pode ser um grupo no Facebook, WhatsApp ou até presencialmente, onde possam fazer parte pessoas com conhecimentos e interesses parecidos com o seu.
  7. Networking, em português conhecido como rede, ou seja estabelecer ligações com várias pessoas em diferentes ramos, por ex: Num hospital não trabalha só médicos, e se você não for formado em saúde não quer dizer que não podes trabalhar em um hospital. Faça amizades, deixa que essas pessoas saibam do seu potencial, e que se fores excelente no que fazes, essas pessoas falarão de si à outras pessoas.
  8. Crie projectos com pessoas que exibam o teu potencial, ex: Se és formado em marketing digital, podes criar um meio onde aplicas o teu conhecimento e poderás usar como referência ou atrair empregadores.
  9. Não fique procurando um emprego só com o que você conhece, podes sempre aprender mais sobre a sua área de formação enquanto estás dentro desse processo, lembre-se, a universidade não te prepara 100% para o mercado de trabalho.
  10. Ao invés de pensares só na possibilidade de conseguir um emprego, pense também na possibilidade de gerar autoemprego, e quem sabe não serás o único beneficiado.

Estas foram as dicas preparadas para si, que se colocadas em prática pode haver resultados esperados.

Ravelino de Castro
Desenvolvedor de softwares e CEO do Portal Tudo A Ver