Entram em circulação as novas notas de 5 mil Kwanzas neste dia 4 de Fevereiro

As novas notas de cinco mil Kwanzas que estavam previstas para Janeiro de 2021, entram em circulação a partir desta quinta-feira (04) de Fevereiro, em homenagem aos heróis da independência de Angola.

O Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu homenagear os heróis do 4 de Fevereiro e retirar paulatinamente do mercado as primeiras notas de 5 mil postas à circularem no país desde 2012.

A nova nota de cinco mil Kwanzas, possui a cor lilás, a figura do fundador da nação e traz no seu reverso a imagem do Nkulumbibi, ruínas da antiga Catedral de Mbanza Kongo (província do Zaire), património mundial da humanidade.

Tal como as outras notas já em circulação, a nova nota de 5.000.00 Kwanzas também traz na íntegra a letra do Hino Nacional em micro texto, ilustra imagens das maravilhas naturais de Angola e do seu primeiro presidente António Agostinho Neto, entre outras características de segurança.

Com uma particularidade, a nota de cinco mil kwanzas, é a única das novas que continua a ser de papel, algodão.

O processo de entrada em circulação das notas, acontecem em conformidade com a Lei n.º 7/20, de 30 de Março, que autoriza a emissão e colocação em circulação, pelo Banco Central, de novas famílias e ou notas do Kwanza, incluindo as moedas metálicas.