China comemora hoje um novo ano “Ano do Boi”

Ano Novo Chinês
Ano Novo Chinês

A república popular da china celebra nesta sexta-feira (12) de Fevereiro, um novo ano, Ano do Boi que corresponde ao ano 4719, segundo este calendário.

É de costume a maior parte da população mundial celebrar a passagem para o novo ano na noite de 31 de Dezembro, mas no caso da china e outros povos asiáticos celebram hoje um novo ano. Para muitos este é o ano 2021, mas na China e algumas partes da ásia, celebra-se a entrada no ano 4719.

Diferente de outras regiões do mundo, a China cumpre com o calendário lunar, enquanto diferente partes do mundo cumprem o calendário gregoriano ou lunar, sendo assim refere-se a este feriado como Novo Ano Lunar. Um ano é o fim de 12 ciclos completos da Lua, e o que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno (noite mais longa do ano, que marca o início do inverno).

No caso do calendário gregoriano, foi criado pelo Papa Gregório XIII, em Fevereiro de 1582, e foi feito com base no calendário romano.

No calendário gregoriano os anos são divididos por meses, já no calendário chinês os anos são dedicados a animais, e são 12 tal como os meses: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Hoje celebra-se o Ano do Boi, que para a cultura chinesa é muito importante.