Jornalista angolana recebe passe livre do Gabinete de Imprensa da Casa Branca nos Estados Unidos

A jornalista angolana Hariana Verás, recebeu neste sábado (13) de Março, do Gabinete de Imprensa da Casa Branca, o famoso ‘Hard Pass’. Heriana e sua equipe, composta por dois angolanos também, receberam passes de imprensa definitivos que lhes permite um maior acesso à Casa Branca, nos Estados Unidos de América.

A jornalista conta que, ela e sua equipe passaram por testes intensivos durante três (3) anos, para se apurar as competências, passaram por um período de avaliação pelo gabinete de imprensa da Casa Branca e em seguida com uma segunda avaliação dos Serviços Secretos Americanos, na qual, decidiram na semana passada que os jornalistas angolanos se qualificam para a adquirir os ‘Hard Pass’.

“Para nós é um voto de confiança que nos foi dado e ao mesmo tempo um reconhecimento do nosso profissionalismo nos últimos três anos”, disse Hariana Verás.

Um ‘Hard Pass’ permite ao jornalista acreditado na Casa Branca ter um maior acesso à casa mais controlada do mundo sem a companhia de um escolta. O ‘Hard Pass’ funciona como uma chave de acesso directo à Casa Branca, a qualquer dia e hora, e permite ao jornalista o acesso à área reservada para a imprensa e uma livre circulação dentro da Casa Branca sem ser acompanhado por um escolta.

De lembrar que, a equipa de angolanos aceitos na Casa Branca é a  única jornalista africana neste momento com este privilégio e que também tem acesso directo ao Pentágono e ao Senado americano.