Operadora de rede processa Netflix devido aumento do trafego causado pela exibição de “Squid Game” na Coreia do Sul

A operadora de rede sul-coreana SK Broadband processou recentemente a Netflix para pagar pelos custos do aumento do tráfego da rede e do trabalho de manutenção devido a um aumento no número de telespectadores do conteúdo da empresa norte-americana, após a exibição da série “Squid Game”, segundo informações avançadas pelo porta-voz da companhia.

A decisão foi tomada depois que um tribunal de Seul disse que a Netflix deveria “razoavelmente” dar algo em troca ao provedor de serviços de Internet pelo uso da rede, e vários legisladores sul-coreanos se manifestaram contra os provedores de conteúdo que não pagam pelo uso da rede, apesar de gerar tráfego explosivo.

A Netflix disse que analisará a alegação da SK Broadband, buscará diálogo e explorará maneiras de trabalhar com a SK Broadband para garantir que os clientes não sejam afetados.

A popularidade da série de sucesso “Squid Game” e outras ofertas destacaram o status da Netflix como o segundo maior gerador de tráfego de dados do país, depois do YouTube, do Google, mas os dois são os únicos a não pagar taxas de uso de rede, como outros provedores de conteúdo Amazon, Apple e Facebook estão pagando, disse SK.

O tráfego de dados da Netflix gerenciado pelo SK saltou 24 vezes de maio de 2018 para 1,2 trilhão de bits de dados processados ​​por segundo em setembro, disse SK, aproveitando o sucesso de várias produções da Netflix da Coreia, incluindo “Squid Game” e “DP”

A SK Broadband disse que entrou com um processo contra a Netflix para pagar pelo uso das redes da SK desde que a Netflix começou a usar a linha dedicada da SK a partir de 2018 para entregar quantidades cada vez maiores de conteúdo de vídeo de alta definição com grande volume de dados para espectadores na Coréia a partir de servidores no Japão e Hong Kong.

SK estimou que a taxa de uso de rede que a Netflix precisava pagar era de cerca de 27,2 bilhões de won ( cerca de 22,9 milhões de dólares ) somente em 2020, disse o documento do tribunal.

A Netflix recorreu da decisão, mostraram os registros do tribunal, com novos procedimentos começando no final de dezembro.

A Netflix acrescentou ainda dizendo em um comunicado na quarta-feira que contribuiu para a criação de cerca de 16.000 empregos na Coreia do Sul, provenientes de cerca de 770 bilhões de won em investimentos, bem como um efeito econômico de cerca de 5,6 trilhões de won.