KixiCrédito celebra 17 anos com ganhos positivos

A KixiCrédito comemora 17 anos de existência, no dia 28 de Setembro. Ao longo deste tempo, a instituição financiou mais de 750 mil projectos, um valor acumulado equivalente a cerca de 280 mil milhões de Kwanzas,  um desembolso anual que ascende aos 10.2 mil milhões de Kwanzas, tendo uma carteira activa de 18 mil clientes.

Não obstante o balanço positivo, a maior instituição angolana de microcrédito tem enfrentado desafios que se traduzem  na produção de legislação que atenda as necessidades específicas do segmento, sendo a ausência de regulamento voltado para instituições ou bancos de microfinanças uma das principais limitações no âmbito de providência de outras soluções indispensáveis para o empoderamento do sector.

O referido regulamento é um elemento indispensável para a efectivação da inclusão financeira, tendo em vista a melhoria das condições de vida das famílias angolanas, sendo que  seria o elo entre os potenciais operadores de microfinanças e a demanda efectiva de segmentos específicos do mercado.

Perspectivas

Com a autoridade de uma experiência operacional que lhe advém de largos anos, a KixiCrédito projecta um futuro onde a actividade de Microfinanças seja aliada do Governo no combate à pobreza, por via da inclusão financeira abrangente.

Um horizonte que se adivinha cada vez mais próximo, na medida em que há cada vez mais solidez nos operadores e interesse em massificar o microcrédito, sobre tudo, num contexto em que o BNA (Banco Central de Angola) vem se revelando cada vez mais cooperante e comprometido com o sector.

Para a KixiCrédito, a aliança entre o Executivo e as Sociedades de Microcrédito completa-se no momento em que a regulamentação e a configuração legal da actividade se ajuste à actual realidade. A partir daqui, podem ser criadas soluções como incentivos financeiros e fiscais que permitirão a transação de produtos e serviços com condições mais competitivas.

Ainda que incipientes, já se podem vislumbrar alguns frutos da aliança que vem sendo alicerçada, nomeadamente, o lançamento do produto KixiAgropesca, no âmbito do PREI, que tem como foco o financiamento de actividades relacionadas a cadeia agrícola e pesca, tendo a KixiCrédito financiado cerca de 1200projectos.