TV Cabo apoia palestra sobre cancro da mama

Para assinalar mais um Outubro Rosa, em 2022, a TVCABO juntou-se à Fundação Mulher Contra o Cancro da Mama, organizando uma palestra sobre o cancro da mama, que teve lugar no auditório da Mediateca 28 de Agosto, no Largo das Escolas, em Luanda.

Este evento contou com as oradoras, Dra. Jandira Coelho, responsável da Fundação Mulher Contra o Cancro da Mama, e Dra. Albertina Macedo de Carvalho Manança, licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, e especialista em oncologia clínica pela Universidade Estadual de Campinas, no Brasil, sendo actualmente chefe do serviço de oncologia do Instituto Angolano de Controlo do Câncer (IACC). Estiveram presentes na palestra membros da sociedade civil, órgãos da comunicação social e seguidoras das redes sociais da TVCABO, que puderam inscrever-se atempadamente para acompanhar o evento.

“O Outubro Rosa é uma campanha anual de extrema importância para a TVCABO que tem como objectivo a consciencialização, prevenção e diagnóstico precoce do cancro de mama” afirma Francisco Ferreira, Director Geral da TVCABO.

O cancro de mama afecta milhares de mulheres em todo o mundo. Se diagnosticado e tratado numa fase ainda inicial da doença, é possível que a remissão seja completa, mas muitas mulheres que padecem desta patologia acabam por falecer precocemente por não procurarem tratamento logo que surgem os primeiros sintomas. Em Angola, o IACC indica que, desde Janeiro e até ao momento, foram identificados mais de 350 casos, todos eles em estado já avançado, o que dificulta a hipótese de um tratamento eficaz.

Por tudo isto, a Fundação Mulher Contra o Cancro da Mama tem intensificado as suas acções de sensibilização e de rastreio, actuando na sensibilização das mulheres e da sociedade para o problema, através de consultas e rastreios gratuitos. Em parceria com o Hospital Geral de luanda, a Fundação também já disponibiliza exames de mamografia sem custos para as pacientes.

Ter acesso à melhor informação em tempo útil é a melhor ferramenta no combate ao cancro da mama. Francisco Ferreira refere ainda que “a TVCABO, no âmbito da sua política de responsabilidade social, há anos que relembra esta importante data, chamando a atenção para o tema e relembrando a importância de apoiar instituições que trabalham para ampliar o conhecimento, a sensibilização e o tratamento da doença em Angola”.

Sobre a TVCABO
A TVCABO é uma marca pioneira na distribuição de dados e conteúdos por cabo no continente africano, destacando-se ainda, desde o primeiro dia, pela sua preocupação social. Inaugurada em 2006, a expansão e modernização da sua rede e serviços tem sido contínua desde o primeiro dia, acompanhando o crescimento e desenvolvimento de Luanda e de outras grandes cidades do país, como Benguela, Huambo, Soyo e o Lobito. Hoje, a TVCABO é detentora de uma moderna infra-estrutura de rede totalmente em fibra óptica, e é o único distribuidor Triple Play de NET+TV+VOZ de Angola.