Texto: Domingos Da Filomena
Revisão: Lil-Rav El Génio
Cafunfo – os trabalhadores mineiros da empresa de exploração de Diamantes Luminas na comuna do Luremo no município do Cuango/ Lunda Norte estão em greve por falta de salários de 15 meses e por maus tratos do Director Geral André Moises .
Os mineiros entraram em greve desde o dia 15 de fevereiro que decidiram paralisaram com os trabalhos por notarem o incumprimento de vários acordos e a violação dos seus direito por lado da empresa e da pessoa do Diretor Geral André Moises que tem sido acusado de tribalista e regionalista com os cidadão naturais da aquela comuna que trabalham na empresa
Já no dia 26 do corrente mês os trabalhadores decidiram arrombar o portão principal da empresa a exigindo a demissão imediata do Director Geral da empresa Luminas , e que foi obrigando os órgãos da Polícia de intervenção rápida a intervir para impedir que danos maior surgissem .
Hoje o secretariado da comissão sindical dos trabalhadores mineiros da referida empresa esteve reunido com o director adjunto da empresa Luminas e onde chegou se a um acordo que a empresa vai pagar 9 meses dos salários em atraso e do lado dos trabalhadores aceitaram a proposta mais com a exigência da saída do Director geral .
A empresa garantiu alocar os salários num curto prazo sem adiantar a data e aguardando a chegada de uma comissão mista da direção central da empresa e a Emdiama que está prevista para o dia 28 de fevereiro.
A empresa garantiu alocar os salários num curto prazo sem adiantar a data e aguardando a chegada de uma comissão mista da direção central da empresa e a Emdiama que está prevista para o dia 28 de fevereiro.
Presenciaram este acordo os representantes da administração local do estado bem como o delegado Municipal do Ministério do interior.
Informou o porta voz da comissão sindical dos trabalhadores mineiros da empresa Luminas
Deixa uma resposta