CEEIA participa na 25ª reunião anual do Afreximbank

A Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola (CEEIA) está a participar na vigésima quinta reunião anual do Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank), que decorre desde o passado dia 11 até 14 de Julho próximo em Abuja, capital da Nigéria.

A delegação angolana, representada pela CEEIA, é composta por responsáveis de empresas que integram este núcleo empresarial angolano, dirigido pelo empresário Agostinho Kapaia.
O tema principal do debate é a Zona de Comércio Livre Continental (ZCLC), tendo a reunião contado com a participação de gestores empresariais de vários países de África.
Note-se que o crescente fomento da indústria, e do comércio do continente Africano, é uma das linhas prementes desta reunião, que proporciona o encontro da cúpula da área, estimulando a consagração dos objectivos da ZCLC. É iminente fomentar o mercado Africano, sendo que com a assinatura do comércio Livre em Kigali Ruanda, urge uma maior cooperação e transações entre o continente, deixando assim de ser necessário importar avultadamente e ter um rácio de exportações diminuto.
O Afreximbank, fundado em 1993 em Abuja, tem como objectivos a criação e a atribuição de financiamentos directos para pré e pós-expedição de contratos recebidos pelas grandes empresas exportadoras africanas, bem como financiamentos e empréstimos, a curto e médio prazo, aos exportadores e importadores africanos, e às importações essenciais ao desenvolvimento das exportações de equipamentos, peças e matérias-primas.

Vinte e sete grandes empresas fazem parte da comunidade sem fins lucrativos, representante de empresas vocacionadas para a exportação e internacionalização dos respectivos serviços.
Ravelino de Castro
Desenvolvedor de softwares e CEO do Portal Tudo A Ver