Apenas os licenciados deverão dar aulas no ensino primário

A partir de 2027, os professores para o ensino primário em Angola deverão ter como exigência académica, uma licenciatura concluída, anunciou, recentemente, no Lubango, o coordenador adjunto da Unidade Técnica de Gestão do Programa Nacional de Formação de Quadros, Gildo José.
Gildo José falava no congresso internacional da educação primária, promovido pelo Instituto Superior Política Independente (ISPI), em parceria com o Governo da Província da Huíla, anunciou que a partir daquela data inicia também a transição da oferta formativa para o ensino primário.
Actualmente, o ensino primário apresenta um défice de 300 mil professores, disse o académico, para quem o rácio nacional é de 35 alunos por professor, ao passo que o número aceitável de discentes internacionalmente é de 15.
O objectivo é assegurar que, quer na perspectiva quantitativa quer na qualitativa, o país tenha capacidade  para  formar professores para o ensino não superior, desde o pré-escolar, primário até ao II ciclo do ensino secundário.
“Até ao ano 2027, só poderemos aceitar no sistema pré-escolar e no ensino primário professores que tenham no mínimo a licenciatura”, disse.
Ravelino de Castro
Desenvolvedor de softwares e CEO do Portal Tudo A Ver