Saúde

Alerta: Cacimbo e gripe podem aumentar as possibilidades de seres vítima de AVC ou infarto

Pessoa com gripe

É preciso ter muito cuidado nesta época do ano. Recentemente alguns especialistas em vários lugares no mundo descobriram por meio de um estudo, que há uma grande probabilidade dos hipertensos, diabéticos, pessoas com colesterol alto, fumantes e sedentários, serem vítimas de AVC ou até mesmo de um infarto. A redução de temperatura pode ser demasiada perigosa para as pessoas com essas condições de saúde.

No cacimbo, a possibilidade de ter um infarto ou AVC aumenta de 20% a 30%, a cada 10°C que reduz na temperatura, o risco de infarto aumenta para 7%, principalmente quando a temperatura estiver abaixo de 14°C. Importa referir que o site “The Weather Channe”, que apresenta previsões meteorológicas de várias cidades do mundo, informa que algumas províncias de Angola, este ano apresentam temperaturas abaixo de 10ºC, como o caso do Huambo, Bié, Cuando-Cubango , Huila…

Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, o aumento da pressão sanguínea sobre a parede dos vasos que estão com o calibre reduzido, além de sobrecarregar o coração, facilita o desprendimento de placas de gordura localizadas no interior das artérias, que podem bloquear o fluxo do sangue para o coração e para o cérebro, pois o organismo humano tenta manter a temperatura corpo por volta de 36°C.

Adicionou ainda o especialista que o habito ingerir pouco líquidos em vésperas de frio aumenta a chance de entupimento de artérias.

Banner Publicitário - RLV

Prevenção

Recomenda-se evitar exposições a baixas temperaturas e agasalhar-se enquanto estiver exposto a essas temperaturas. Evitar no jantar, comidas pesadas, gordurosas ou com muito sal, praticar sempre exercícios físico para manter o corpo em forma, beber bastante água e sem esquecer com certeza, vacinar-se contra gripe.

Comentários do Facebook
Partilhar
  • 132
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *