Covid-19: Angola regista mais cinco casos positivos e um recuperado

Hoje, 18 de Abril, a ministra da saúde Silvia Lutucuta confirmou em cadeia televisiva a existência de mais cinco casos positivos e um recuperado, totalizando vinte e quatro casos confirmados.

Angola é um dos países com menos casos a nível mundial, facto este que não deixa os profissionais de saúde relaxados, actualmente com 24 casos confirmados, 16 casos activos em situação estável, 6 recuperados e 2 óbitos.

“Os novos casos positivos de Covid-19, continuam sendo casos importados, passageiros do voo do dia 20, que chegaram à Luanda no dia 21. Após a chegada, levou-se os passageiros em quarentena institucional nos nossos centros de Calumbo, Hotel Infotur do Kilamba. De salientar que no dia 2 de Abril, descobriu-se 2 casos positivos no Hotel Infotur do Kilamba, apesar de ter sido passado as regras, muitos não cumpriram mesmo gozando de boas condições. Tão logo se detectou, a equipe de saúde foi mobilizada por um lado para retirarmos os casos positivos coincidindo com a data que teriam alta, mas devido ao contágio foram internados. Achou-se 12 contactos directo dos 2 casos positivos, e os mesmos mantiveram-se em quarentena, tendo terminado o prazo estipulado, foram novamente submetidos a testes, tendo surgido mais 5 casos positivos.” disse Silvia Lutucuta.

Os novos casos positivos estão sendo encaminhados para os estabelecimentos, o rastreio dos que estão em quarentena institucional continua e a actividade multissetorial continua em termos de formação de saúde e os órgãos de segurança continuam fazendo os seus trabalhos. Acrescentou mais que devemos respeitar as ordens superiores, para evitarmos a rede de contágio.

Fique em casa para cortamos a cadeia de transmissão do Covid-19.