Covid-19: Angola conta com mais um laboratório com capacidade para analisar mais de 40 amostras por dia

O laboratório em questão está localizado na província de Benguela e passará a realizar, em breve, testagens dos casos suspeitos da pandemia no país, conforme anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, nesta terça-feira em Luanda, enquanto actualizava as informações sobre a evolução do Covid-19 no país, na habitual conferência de imprensa.

Tendo sido inaugurado no passado dia 31 de Janeiro do ano em curso, o “Laboratório Regional de Virologia Molecular de Benguela” capacitado para analisar 42 amostras por dia, tem os seus técnicos a serem igualmente capacitados para então garantirem o bom funcionamento da oficina, sendo que o arranque está também a depender do sucesso da formação desses profissionais, segundo fez entender Franco Mufinda. “Estamos a capacitar técnicos do Laboratório de Biologia Molecular na província de Benguela” disse.

Antes disso, Angola contava apenas com um único laboratório para testagens, o localizado em Luanda “Laboratório Nacional de Biologia Molecular”, com uma capacidade de 90 amostras diariamente.

Importa recordar que, no último Domingo, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou que o país vai aumentar a capacidade de testagem laboratorial de casos suspeitos de covid-19 de 90 para 400 análises/dia.

Quanto a evolução do Covid-19 em Angola, ficou-se a saber que o país totaliza 27 casos positivos, sete recuperados e duas mortes. No total estão 18 activos e estáveis clinicamente.

POR: CLAUZA KIAMA