Covid-19: Angola aumenta os dados estatísticos de 30 para 43 casos confirmados

Hoje, 8 de Maio, Angola contabiliza 43 casos, Franco Mufinda, secretário do estado para a saúde pública, anunciou mais sete casos de transmissão local, em conferência de imprensa.

Dois dos contaminados do voo do dia 17 de Março, um cidadão angolano e outro guineense, ajudaram a adicionar ao quadro de infectados no país. Quatro dos infectados são contacto directo do cidadão da Guiné Conacri de 36 anos, residente no Hoji Ya Henda com 54 contactos directos com apenas 4 positivos, e três são contactos do caso “26”, angolano residente no Cassenda, estando de quarentena institucional desde o momento do resultado dos testes.

As idades dos recém infectados estão compreendidas dos 23 aos 52 anos.

O secretário do estado para a saúde pública, referiu que já foram processadas 5393 amostras, das quais 43 positivas, e 4614 negativas, e até ao momento 736 amostras em processamento. Em quarentena institucional 1098 pessoas, e os casos suspeitos rondam em 417, com 1005 contactos directos. “Hoje houve o envio de profissionais para as províncias de Lundas Norte e Sul, Malange, Kuando Cubango, e amanhã se pretende enviar também à Kwanza-Norte, Bengo e Cabinda”, salientou Franco Mufinda, esperando à chegada de mais meios para o controle a pandemia no país.