China com um novo vírus mortal em suínos que ameaça contaminar o mundo

O mundo mal venceu o Coronavírus e lá vem a China com a Asfarviridae, família de vírus que infecta apenas porcos e javalis de uma forma brutal, matando milhares de suínos na China atingindo países da Ásia e da Europa.

Como se não fosse suficiente a Covid-19, a China traz um novo problema ao mundo, e para minimizar o quadro ele não é parente do coronavírus e não atinge os humanos. Os vírus do gênero Asfivírus infectam suínos, resultando no aparecimento da peste suína africana. O nome desta família e gênero são derivadas do acrônimo inglês: African swine fever and related viruses.
Doença altamente contagiosa chegou à China fazem dois anos, depois de passar pela Europa, onde agiu de modo civilizado não devastando a camada suína.

Os suínos morrem em uma semana segundo as pesquisas: “Na China, a peste provocou um surto sem precedentes, em boa parte porque a produção de porcos é feita em pequenas propriedades, mais difíceis de serem fiscalizadas”, diz Wagner Yanaguizawa, analista do Rabobank do Brasil, banco de origem holandesa especializado no sector de alimentos e agronegócio. Como resultado 440 milhões de porcos na China morreram, percentualmente a metade do rebanho do país, e mundialmente atingiu 25% dos suínos. Ainda sem tratamento, a doença espalhou-se por 50 país, afectando a produção global de porcos à 75%.