Pescadores desaparecem ao pescar tubarões nas praias de Benguela

Tubarão
Tubarão

Alguns pescadores da província de Benguela, com duas embarcações foram à missão de pescar tubarões apesar da mesma prática ser proibida, resultando no desaparecimento dos mesmo, emitiu a Televisão Pública de Angola (TPA), nesta segunda-feira 15 de Junho através do programa Telejornal.

A pesca ilegal de tubarões nas praias de Benguela têm sido uma constante, facto que preocupa as autoridades que regem o mesmo local. A influência e desobediência, levam diversos pescadores a enfrentar o perigo e a expor suas vidas à morte. Pescadores que embarcaram na aventura, estão desapercebidos à dias, e não se sabe se ainda estão vivos, e não se sabe ao certo quantos foram os pescadores que constituíram as embarcações. Quando entrevistado alguns pescadores sobre o desaparecimento, ninguém soube dizer ao certo como é o processo de salvação: “Se tiver algum problema durante a navegação, e por ventura pararem em algum local com rede telefônica, devem ligar e assim as pessoas serão localizadas e vão equipar um grupo para o resgate”, disse um dos pescadores entrevistados.
A pesca de tubarão é ilegal como já referido, e quanto mais ilegual mais aliciante para os nacionais e estrangeiros: “A pesca de tubarão é aliciante para os nossos vizinhos estrangeiros, principalmente asiáticos pois eles apreciam muito as barbatanas dos mesmos, e a carne de tubarão é muito procurada pelos vizinhosda RDC”, disse outro dos entrevistados. Quanto à polícia e aos serviços de bombeiros, apelam que tais práticas sejam evitadas, e para as pescas autorizadas os armadores e pescadores se façam acompanhar à bordo dos equipamentos de navegação e protecção, evitando assim desaparecimentos e possíveis falecimentos.

Ravelino de Castro
CEO e fundador.