SIC detém cidadãos angolanos por extravio de gasolina nas fronteiras de Cabinda

A prática de extravio de petróleo, tem sido o ganha pão de milhares de cidadãos angolanos, hoje 22 de Junho, a Televisão Pública de Angola emitiu a reportagem, através do programa Telejornal, a apreensão de cidadãos com vários litros de gasolina, que tinham destino à República Democrática do Congo.

Desde o primeiro trimestre do ano, muitos são os cidadãos apreendidos, por desviar gasolina de Angola para à RDC, a partir da fronteira da província de Cabinda. Guardados no bairro Cambamba, província de Cabinda, 12 mil litros foram encontrados pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), e seus tranportadores foram detidos pela guarda fronteira da província. Em depoimento, os três cidadãos angolanos, negam qualquer envolvimento com o extravio de gasolina, e alegam que apenas estavam ajudando uma cidadã congolesa: “Somos carregadores e a senhora nos pediu que ajuda, a senhora é congolesa e esse e negócio é dela, apenas queria tirar o meu lucro, mas assim que nos prenderam, a donas da carga fugiu”, disse um dos indivíduos apreendidos.

Desde o princípio do ano, a polícia já deteve muitas gentes, pelas mesmas práticas, na mesma situação encontram-se seis jovens, residentes no Soyo, província do Zaire, os mesmos se faziam acompanhar com mais de 12 mil litros de gasolina, contrabandeados no interior do veículo usado como transporte. Sempre quando questionados, a resposta é a mesma: “Era de alguém amigável, levariamos e voltariamos, não é nosso apenas estavamos a ajudar, por mais que eu sei que não porderia fazer”, respondeu um dos detidos.

Nos últimos meses, mais de 500 mil litros de combustível foi apreendido pela polícia, que prometeu trabalhar arduamente da irradiação do contrabando de derivados do petróleo.