General Kundi Paihama morre aos 75 anos vítima de doença

Kundi Paihama
Kundi Paihama

Na madrugada desta sexta-feira (24), chegou a notícia de que o Deputado da Assembleia Nacional e antigo Ministro da Defesa, o general Kundi Paihama, morreu vítima de doença, na Clínica Girassol já tendo passado em outros hospitais.

Após apresentar uma crise cardiovascular, o General Paihama passou pelo Hospital Militar de Luanda, durante algum tempo, em seguida foi dar continuidade do seu tratamento em Cuba. Posteriormente, o mesmo esteve internado na Clínica Girassol durante alguns dias, onde recebia tratamento médico, até a confirmação do seu óbito.

O General foi membro do Comitê Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), já exerceu o mandato de Deputado à Assembleia Nacional, pelo grupo parlamentar do mesmo partido, foi Governador provincial do Cunene, Ministro da Segurança do Estado, nos anos 90 foi Ministro da Defesa Nacional, tendo se destacado como a figura que prometeu partir a “Espinha Dorsal” do Líder da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, para pôr termo o conflito armado.

Kundi Paihama, nasceu no dia 12 de Dezembro de 1944, exerceu o seu primeiro cargo de coordenador nas províncias do Huambo e Bié em 1976/1979.