Carteira profissional dos jornalistas começarão a ser emitidas a partir de Agosto

Jornalista
Jornalista

A Comissão de Carteiras e Ética (CCE) vai emitir pela primeira vez, carteiras profissionais aos jornalistas em formato físico e digital, a partir do mês de Agosto e a inscrição será online. A informação foi avançada pela presidente da Comissão de Carteira e Ética, Luísa Rogério, na terça-feira (28) ao Novo jornal.

As inscrições para obtenção da carteira profissional, vai arrancar nos meados do mês de Agosto e os jornalistas deverão pagar 25 mil Akz: “As inscrições começam dentro de 15 dias. O site fica pronto em cinco dias e desta vez vamos arrancar. São 25 mil kz, para uma validade de dois anos, como estabelece a Lei. E só poderão inscrever-se os jornalistas que exercem a profissão há mais de cinco anos, ou tenham licenciatura em comunicação social, jornalismo, ciências da comunicação ou uma área equivalente”, afirmou a presidente Luísa.

Luísa Rogério informou que o período para o pedido da carteira profissional será de três meses, e quem nesse período não tratar será proibido de exercer a profissão, de acordo com a lei. E garantiu que os profissional não terão apenas a carteira em formato físico, mas em formato digital também: “A carteira digital é para facilitar o registo em eventos nacionais e internacionais. É somente enviar o número da carteira e o nome, como estará em código QR os dados serão confirmados em qualquer parte do mundo”, disse Luísa ao Novo Jornal.

A Comissão de Carteira e Ética é um organismo de direito público com competência de assegurar o funcionamento do sistema de acreditação dos profissionais da comunicação social nos termos da lei.