Covid-19: Primeira vacina é anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin

Vladimir Putin
Vladimir Putin

Foi anunciada a primeira vacina contra o coronavírus “Sputnik V”, na manhã desta terça-feira(11), pelo presidente da Rússia Vladimir Putin, que promete a circulação da mesma no primeiro mês do ano 2021.

Segundo avançou o ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, a vacina mostrou-se em teste imunológico eficaz e segura, por este motivo foi aprovada pelo ministério da saúde russo.

Após dois longos meses de testes em humanos, a vacina desenvolvida pelo instituto Gamaleya em Moscovo, mostra resultado positivo ao tratamento. Passos estão sendo dados para a produção em massa da vacina, bem como o término dos restantes ensaios clínicos relativos à segurança e eficácia do tratamento.

“Esta manhã foi registada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus”, falou Putin durante a reunião de acordo a Reuters.

O presidente russo ainda assegurou que a vacina apresenta imunidade, tanto que uma de suas filhas foi submetida à experimentos:“Uma das minhas filhas tomou esta vacina. Acho que ela participou nos experimentos”, disse Putin, realçando que a filha apresentou-se com febre, segundo fontes da agência Interfax.

O Ministério da Saúde da Rússia conta com a circulação da vacina a partir do primeiro dia do ano seguinte. A vacina chama-se “Sputnik V” e já foi pedida por 20 países.

A Rússia soma um total de 897.599 casos confirmados, 703.175 recuperados e 15.131 mortes.

Ravelino de Castro
CEO e fundador.