Vídeo no Instagram mostra baleia filmada na Ilha do Mussulo

No décimo dia do mês de Agosto, o Instagram foi palco de um vídeo amador, feito por cidadãos que saíam da ilha do Mussulo em direção à ilha de Luanda, no vídeo era possível ver partes da baleia preta e branca em movimento.

Muito raro é ver uma baleia nas ilhas da cidade de Luanda, devido ao perigo que correm de serem pescadas e aumentar a extinção do animal. No vídeo amador publicado, era possível avistar o Banco Nacional de Angola (BNA), enquanto filmava-se o movimento da baleia, um dos cidadão dizia que estavam saindo da ilha do Mussulo em direção à ilha de Luanda.

Na maior parte das vezes, a baleia vem à superfície apenas para pegar oxigênio, pois é um mamífero marinho, respira pelos pulmões, e não por brânquias, como os peixes. Como tem de ficar bastante tempo embaixo de água, tem grande capacidade pulmonar e outras adaptações que dão mais fôlego ao animal.

Numa região como a da ilha de Luanda e a do Mussulo, o mamífero corre risco de vida, pelo facto da zona onde se encontra registar constante movimentação de navios de pesca e carga.

Ravelino de Castro
CEO e fundador.