John Coates garante a realização dos jogos olímpicos de Tóquio com ou sem a presença do vírus SARS-Cov2

John Coates
John Coates

Apesar da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus, o presidente da coordenação do Comité Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos de 2020, John Coates, afirmou que o evento terá a sua realização no próximo dia 23 de Julho de 2021 ‘com ou sem’ a possibilidade de contração do vírus da covid-19.

Em entrevista à agência de notícias France Presse (AFP), o presidente do comité de coordenação do COI para os Jogos Olímpicos de 2020, John Coates, assegurou que nem o coronavírus impedirá o curso normal das olimpiadas a decorrer no dia 23 de Julho de 2021.

Os Jogos Olímpicos deveriam ter sido inaugurados no dia 24 de Julho de 2020, mas os organizadores tomaram a decisão histórica em Março de os adiar até ao verão de 2021, devido à pandemia, visto que as olimpíadas foram canceladas até agora apenas em tempos de guerra.

Muito são os especialistas que duvidam do controle da pandemia até no próximo verão,  mas o governo japonês deixou claro que não quer que os jogos sejam adiados uma segunda vez, as fronteiras do Japão permanecem actualmente fechadas para estrangeiros.

O país asiático conta agora com 71.856 casos confirmados dentre eles 1363 mortes.

Por: Helder Manuel