Novo “Centro de Diagnóstico Laboratorial de Viana” pode realizar até 6 mil testes diariamente

Centro Laboratorial de Viana
Centro Laboratorial de Viana

Com um investimento de 7 milhões de dólares americanos, o novo ‘Centro de Diagnóstico Laboratorial de Viana’, inaugurado ontem pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, tem capacidade de realizar 3 mil testes de RT-PCR e também 3 mil testes de ELISA por dia.

Trata-se do maior laboratório à nível do país em termos de Biologia Molecular, com áreas para colheitas, recepção de amostras, preparação dos reagentes, amplificação, serologia, lar e repouso para os técnicos.

Com pretensão de processar cerca de 12 mil amostras por dia à nível do país, a ministra da saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou a montagem a curto prazo de mais três laboratórios de Biologia Molecular e serologia, nas províncias do Huambo, Lunda-Norte e Uíge.

Inicialmente o país contava apenas o laboratório do Instituto Nacional de Investigação em Saúde, que possuía a capacidade de processar pelo menos 90 amostras por dia. De Maio à Junho juntaram-se também laboratórios do Instituto Nacional de Luta contra o Sida, Hospital Militar, Hospital Provincial de Benguela, Clínica Girassol e Luanda Medical Center, resultando em pelo menos 700 amostras processadas por dia.

O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República por sua vez, realçou a importância dos investimentos a serem feitos agora servirem também para o futuro.