O país recebeu nesta terça-feira (02) de Março, as primeiras doses de vacinas para o combate da pandemia do coronavírus. Trata-se da vacina indiana Astrazaneca.
A chegada do lote no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro, em Luanda na tarde desta terça-feira (02), foi assistida pelo Secretário de Estado de Saúde Pública Franco Mufinda, que recebeu o primeiro lote que contém 624 mil doses, de uma parcela de 12,8 milhões que o país vai receber da Covax a longo dos próximos tempos.
As vacinas foram produzidas pelo Instituto Serum, da Índia, sob autorização da empresa farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, do Reino Unido.
Em nota de imprensa, a Directora Regional da OMS para África destacou o facto de Angola ser o primeiro país na lusofonia e o primeiro da África Austral e Oriental a receber as vacinas do consórcio.
“Com este carregamento, o primeiro país de língua portuguesa em África acede a esta ferramenta essencial na luta contra o vírus. Cada nova entrega de vacinas marca um avanço na luta contra esta pandemia que tem mantido as nossas vidas reféns durante demasiado tempo. As equipas da OMS na região e parceiros têm vindo a apoiar os países no planeamento e preparação para os complexos desafios de uma campanha de vacinação tão massiva. Esperamos agora ver estes planos a serem postos em prática com um lançamento eficaz e eficiente da vacina”, avançou dizendo Matshidiso Moeti.
Deixa uma resposta