A apresentadora do canal Zap Viva, Sandra Gomes, partilhou nesta terça-feira (02) de Março, um vídeo onde falava sobre o que teria levado a morte do primo Lukeny de 11 anos, como as coisas aconteceram até ao culminar da sua vida, resultante da vontade de cumprir um desafio perigoso.
Lukeny de 11 anos de idade morreu após ter contraído infecção nas feridas resultado da queimadura sofrida quando imitava um vídeo na Internet. Não se sabe ao certo de qual plataforma se trata, mas Lukeny teria imitado um dos vídeo vistos no YouTube ou TikTok como explicou Sandra. No vídeo uma pessoa passou álcool em gel e ateou fogo em seguida no próprio corpo, acautelando-se com água por perto para apagar as chamas, parte do vídeo em que o Lukeny não conseguiu realizar.
Sandra contou que Lukeny teve que quebrar o vidro do quarto de banho onde tentou o desafio, saiu apenas com a ajuda da mãe que o levou á Clínica Girassol onde teve cuidados durante 7 meses aproximadamente. Por motivos alheios a direcção da unidade sanitária, o menino foi transferido ao hospital dos queimado “Neves Bendinha”, onde teve que ser submetido a cirurgias por conta de uma infecção grave que levou-o depois até a UTI, onde infelizmente não resistiu e acabou por morrer.
Sandra Gomes partilhou a sua infelicidade por intermédio da sua conta na rede social Instagram, ao que parece o tio de Sandra, pai de Lukeny pretendia abrir um processo contra a clínica em causa, mas foi desmotivado pela apresentadora pelo facto de nada poder trazer de volta o Lukeny.
A equipe do Portal Tudo A Ver pesquisou e constatou casos semelhantes relativamente a jovens que já colocaram fogo no próprio corpo como parte de uma “challange” (desafio), como foi o caso de um rapaz na cidade de Kansas (Estados Unidos) que viralizou no YouTube em 2014 por colocar fogo no próprio corpo após banhar-se de substância química inflamável com a ajuda da sua mãe, que posteriormente foi detida.
As diretrizes da comunidade do YouTube proíbem conteúdo com o objectivo de encorajar actividades perigosas com risco inerente a danos físicos ou morte, estes são removidos por sinalizarem a violação das políticas da plataforma.
Vídeos do género foram surgindo até pelo menos no ano de 2018. O primeiro relato do género em Angola aconteceu com o Lukeny durante pandemia da covid-19.
Deixa uma resposta