O problema do lixo na cidade de Luanda tem sido uma realidade vivida por vários cidadãos, e tem afectado diversos sectores desde os mais simples até os mais essenciais, como na circulação dos comboios dos Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL), no troço Bungo/Baia, que tem tido diversos problemas nos últimos dias devido ao excesso de lixo nas linhas férreas e tem obrigado os maquinistas a parar o percurso para limparem os acessos do mesmo.
Apesar de o problema do lixo não ser novo para o CFL, a situação só vem piorando nos últimos tempos devido à suspensão de contratos de prestação de serviço que o Governo Provincial de Luanda mantinha com algumas operadoras de limpeza pública e recolha de resíduos sólidos, que deixaram de recolher o lixo na capital, nos finais de Dezembro do ano passado. Com a chuva de terça-feira (16) de Março, este problema agudizou-se, porque mais lixo foi espalhado ao longo da via, muito dele estava “escondido” nas valas de drenagem.
O porta-voz do CFL Augusto Osório, avançou dizendo que, se o Caminho-de-Ferro de Luanda não fizesse limpeza na via já não teria nenhum comboio a circular do Bungo até Viana.
“Seria impossível, são enormes as quantidades de lixo, nós utilizamos a nossa força de trabalho que têm sido desviada da sua actividade para recolher o lixo e permitir que as composições circulem”, disse Augusto Osório.
Augusto Osório disse também, ser necessário tomar medidas urgentes para se reverter o actual quadro, porque a eventual paralisação do troço terá como consequência o aumento do tráfego rodoviário, e que será temporariamente interrompidas a circulação dos comboios para se efectuar limpezas nas vias.
Deixa uma resposta