Sophia Buco dá mais detalhes sobre a peça teatral “Filhas da Herança”

Sophia Buco
Sophia Buco

Filhas da Herança, uma peça teatral que vai estrear neste domingo (21) de Março, no restaurante Clube S, tem uma produção executiva da actriz e apresentadora de TV Sophia Buco, que conta com mais detalhe como surgiu a ideia de trazer Israel em Angola, em “Filhas da Herança”.

A peça teatral conta com uma produção executiva da apresentadora de TV e actriz Sophia Buco, que em entrevista ao Portal Tudo A Ver, conta com mais detalhes como surgiu a ideia da peça e como está composto o elenco.

Questionada, sobre o surgimento da ideia, Sophia Buco conta que a sua visita à Israel foi a maior motivação, pois quando lá foi encontra-se doente e precisava ser operada, e estar em Israel mexeu com o seu estado, desde espiritual ao físico e foi nesta viagem que partiu a ideia da peça.

“Minha visita a Israel, foi a maior motivação, era um sonho poder conhecer Israel. Para mim foi uma viagem a Bíblia, mexeu comigo em todos os sentidos, desde: espiritual, físico. Encontrava-me doente, quando desloquei-me a Israel, e tinha de ser operada e eu precisava antes viver um milagre de Deus na minha vida de forma intensa. Sentia que precisava, provocar o meu milagre. Ensaio, essa ideia partiu de Angola para Israel.”, disse a actriz detalhadamente.

A peça conta com a colaboração de um Director de Teatro e Encenador, convidado pela actriz, que avançou dizendo que o explicou a ideia e foi colocado em prática, “Filhas da Herança” tem um elenco formado por 5 mulheres e 2 rapazes, contou Sophia Buco, dizendo que todos eles foram da escolha da produção e o Director do mesmo.

Sophia Buco, diz também se sentir inspirada pelas mulheres angolanas, e que uma boa parte das suas produções o foco é sempre pensar nas mulheres.

A acrtiz falou também das dificuldades de estar longe dos palcos durante muito tempo, e confessou entrar em depressão por isso, pois foi muito duro para ela. “Mas agora estamos de volta. Vão encontrar nessa obra a gratidão imensurável a Deus por estarmos de volta e com saúde. Uma obra completamente diferente. Em Angola nunca vi o teatro bíblico a ser valorizado, seja dentro ou fora da igreja. Uma produção como a nossa é a primeira, estamos felizes por darmos esse passo tão importante.”, sustentou ela o seu argumento.

Ao convite do Rui Silva, proprietário do restaurante Clube S, a peça será apresentada no seu restaurante, neste domingo (21) de Março, a partir das 19h40.

Sophia Buco, é um dos rostos da Televisão Pública de Angola, formada em ciências da comunicação, interessou no mundo da actuação há mais de 17 anos, com várias peças teatrais e várias outras produzidas por ela mesma como:

2000 – Membro da companhia teatral horizonte Njinga Mbande;

2004 – Membro do grupo teatral Henrique artes;

2011 – Elenco Projecto da peça internacional de Ive Enzeler “Os monólogos da vagina”;

2014 – Elenco da telenovela “Jikulumessu” poduzida pela Semba Comunicação que teve uma transmissão Internacional, com a personagem “Weza Estevão”.

Teatro:

2011 – Monólogos da Vagina;

2012 – Corvos ao Imbondeiro;

2018 – Monólogos da Vagina;

2018 – Esquadrão Kamy;

2016 – Mercador de Veneza.

Produtora executiva e criativa da bucos produções.

Peças produzidas por ela:

2018 – Os monólogos da Vagina (Bucos produções);

2018 – Sexo farmacêutica (Dadaísmo);

2018 – 11 de Hotel Komarca (Henriques artes);

2018 – Njinga a Pequena Guerreira (Catarses teatro);

2020 – Vídeo clipe Vidas Humanas do músico Mck.