Morre aos 99 anos, mamã Sarah, avó de Barack Obama

Barack Obama e mamã Sarah
Barack Obama e mamã Sarah

O ex-presidente dos Estados Unidos de América, Barack Obama, publicou numa das suas contas nas redes sociais um elogio à avó, Sarah Ogwel Onyango Obama, que morreu na manhâ desta segunda-feira (29) de Março, aos 99 anos, na cidade de Kisumu, no Quênia.

O ex-presidente usou a sua conta do Instagram para informar o passamento físico da avó Sarah Ogwel Onyango Obama, carinhosamente chamada pelos familiares mamã Sarah, Barack Obama que lamentou profundamente a perda da avó, partilhou uma foto antiga da sua visita à terra natal do seu falecido pai e escreveu um texto sobre os feitos da avó na sua familia.

“Minha família e eu estamos de luto pela perda de nossa amada avó, Sarah Ogwel Onyango Obama, carinhosamente conhecida por muitos como Mama Sarah, mas conhecida por nós como Dani ou Vovó. Nascida no primeiro quarto do século passado, na província de Nyanza, às margens do Lago Vitória, ela não teve educação formal e, conforme os costumes de sua tribo, foi casada com um homem muito mais velho quando era apenas uma adolescente. Ela passaria o resto de sua vida no minúsculo vilarejo de Alego, em uma pequena casa construída com tijolos de barro e palha e sem eletricidade ou encanamento interno. Lá, ela criou oito filhos, cuidou de suas cabras e galinhas, cultivou uma variedade de produtos agrícolas e levou o que a família não usava para vender no mercado local ao ar livre”, disse o ex PR dos EUA.

“Embora não fosse sua mãe biológica, vovó criaria meu pai como se fosse seu, e foi em parte graças ao seu amor e incentivo que ele foi capaz de desafiar as adversidades e se sair bem na escola para conseguir uma bolsa de estudos para cursar uma universidade americana. Quando nossa família passava por dificuldades, sua casa era um refúgio para seus filhos e netos, e sua presença era uma força constante e estabilizadora. Quando viajei pela primeira vez ao Quênia para aprender mais sobre minha herança e meu pai, que já havia falecido, foi a vovó quem serviu de ponte para o passado, e foram suas histórias que ajudaram a preencher um vazio em meu coração”, exaltou Obama.

“Durante o curso de sua vida, a avó testemunhou mudanças históricas ocorrendo ao redor do globo: guerra mundial, movimentos de libertação, pousos na lua e o advento da era do computador. Ela viveria para voar em jatos, receber visitantes de todo o mundo e ver um de seus netos ser eleito para a presidência dos Estados Unidos. E, no entanto, seu espírito essencial – forte, orgulhoso, trabalhador, não impressionado com as marcas convencionais de status e cheio de bom senso e bom humor – nunca mudou. Sentiremos muito a falta dela, mas celebraremos com gratidão sua longa e notável vida.”

Um dos porta-voz da família Obama, apenas disse que Sarah estava doente há um tempo e garantiu que não morreu de covid-19.

Em uma declaração no Twitter, o presidente queniano Uhuru Kenyatta lamentou também a situação:-“O falecimento de Mama Sarah é um grande golpe para nossa nação. Perdemos uma mulher forte e virtuosa. Uma matriarca que manteve unida a família Obama e foi um ícone da valores de família”, disse ele.