Anglobal investe mais de 14 milhões de dólares em fábrica e gera 116 empregos

A empresa de capital angolano Anglobal inaugurou hoje, em Luanda, na ZEE, Zona Económica especial, a Galvostahl, a sua unidade industrial concebida especificamente para o sector da metalomecânica e galvanização de metais, num investimento global de 14,5 milhões de USD, 50% garantidos com capital próprio e 50% financiados pela banca comercial, neste caso específico, o Banco BIC.

A Galvostahl vai empregar numa fase inicial 116 colaboradores, em grande parte funcionários que transitaram da gestão anterior.A empresa emprega atualmente mais de 600 pessoas e já tem planos para um futuro crescimento que pretende contribuir activamente no desenvolvimento socio-económico das diferentes zonas de África onde opera.

Esta unidade de galvanização de aço a quente é única em Angola, relevando assim a sua importância para os vários processos que incluem infraestruturas de aço.

A galvanização é um dos processos mais eficientes contra a corrosão e contribui para minimizar os custos elevados que esta acarreta.

De uma forma simples, podemos descrever a galvanização como o processo em que se reveste uma peça de ferro ou de aço com zinco, um metal mais nobre e que evita a corrosão.

Segundo Victor Lima, PCA do Grupo, “a autonomia na produção vai permitir-nos aumentar a capacidade de resposta na construção de torres de telecomunicações e transporte de energia de alta, media e baixa tensão”.

Do ponto de vista económico e social este investimento representa a aposta da Anglobal na diversificação, garantindo um investimento nacional em unidades de produção locais. Com este investimento a Anglobal demonstra que acredita nesta indústria, acredita na capacitação local e que com isso contribui claramente para a redução das necessidades de importação deste tipo de materiais com impacto directo nas necessidades de pagamentos em moeda estrangeira.

O acontecimento foi comemorado ao lado de funcionários, clientes, fornecedores e autoridades do governo. O evento incluiu cerimónia de inauguração e visita à fábrica.

“A abertura da nova fábrica foi possível graças aos nossos clientes e parceiros, que nos proporcionaram novos negócios e que nos exigem esse crescimento, às autoridades do governo que nos apoiaram, aos nossos fornecedores e, claro, aos nossos orgulhosos colaboradores”, afirma Victor Lima. “Estou honrado em me unir à nossa equipa e convidados para celebrar a abertura destas novas instalações de padrão mundial.”

Desde que foi fundada em 2003, a Anglobal tem tido um crescimento sólido em Angola, mas também noutras geografias, nomeadamente em Cabo Verde e Portugal.