Num conjunto de 1972 instituições do ensino superior em África, as universidades angolanas não constam na lista das 300 melhores do continente, segundo o ranking de 2021 da Webometrics, inclusive a melhor universidade de Angola “UAN”, conseguiu apenas a posição 321 no referido ranking.
De acordo com a Webometrics que é um sistema de classificação de universidades em todo o mundo, a instituição angolana do ensino superior com melhor posicionamento é a Universidade Agostinho Neto (UAN), que encontra-se na 321⁰ no ranking das universidades em África.
A Universidade Católica de Angola (511.º) e da Universidade Óscar Ribas (738.º). As universidades Independente (808.º) e Metodista (em 900.º) fazem parte das 5 melhores instituições nacionais, por outro lado a Universidade Internacional do Cuanza, na posição n.º 1.840, é a instituição angolana com a pior classificação.
Na avaliação às instituições angolanas, o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) foi considerado o organismo mais transparente do país, para esta avaliação foram levadas em conta os parâmetros como o impacto (número de redes externas vinculadas às páginas da instituição na internet), transparência/abertura (número de citações dos artigos de autores vinculados à instituição) e excelência.
Ainda de acordo a Webometrics, a África do Sul, lidera o ranking das melhores universidades africanas, com 4 instituições do ensino superior daquele país, outra que completa o topo 5 é a instituição egípcia, estando em terceiro lugar.
1.º Universidade de Cap Town;
2.º Stellenbosch University;
3.º Cairo University;
4.º Universidade de Joanesburgo
5.º Universidade da África do Sul.
Deixa uma resposta